Pequeno guia sobre Florianópolis

Posted By on mai 6, 2015 | 0 comments


Apresentamos um pouco a Capital de Santa Catarina e, abaixo, colocamos um guia com serviços, principalmente próximos à UFSC, que podem interessar aos participantes do Mejor.

É difícil descrever Florianópolis sem pensar em sua natureza. Como a maior parte do seu território é a Ilha de Santa Catarina (3% está no continente), sua geografia é formada por vegetação de mata atlântica, dunas, morros e, é claro, praias. São tantas que o número delas costuma gerar divergências. Segundo órgão de planejamento urbano da cidade, foram catalogadas mais de 100 (veja lista de praias para visitar).
Este cenário atraiu os seres humano desde muito cedo. Por aqui viveram povos indígenas de diferentes etnias, que deixaram marcas, como as gravuras rupestres. Essa cultura pode ser observada, por exemplo, na Ilha do Campeche, ou no Museu do Homem do Sambaqui (veja lista de museus para visitar).
Depois desses povos, foi a vez dos açorianos virem para cá, onde tiveram contato com os índios. Sua cultura pode ser vista no centro histórico da cidade ou em bairros como Ribeirão da Ilha ou Santo Antônio de Lisboa. Hoje, esses espaços são lugares de turismo, com uma diversidade de restaurantes e cafés (veja dicas de passeio).
Florianópolis cresceu bastante, principalmente, a partir da década de 1970. Hoje ela conta com 461 mil habitantes – contando com a região metropolitana, o número sobe para cerca de um milhão. Vieram para cá brasileiros de todos os lugares, principalmente gaúchos, paranaenses e paulistas. Muitos deles para pesquisar e dar aulas na Universidade de Santa Catarina (UFSC), onde é realizado o Mejor. O turismo e os serviços continuam sendo pólos importantes da economia. Mas outros setores têm ganhado destaque, como o da tecnologia.
A cidade costuma ser destaque nos indicadores sociais. Em 2013, por exemplo, o Atlas de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) colocou Florianópolis como a capital brasileira com maior qualidade de vida do país. Ela ficou em terceiro entre todas as cidades, ficando atrás de são Caetano e Águas de São Pedro, em São Paulo.
Mas o crescimento da cidade também causou problemas, sobretudo ambientais. Parte do território marítimo, principalmente as baías Norte e Sul, estão poluídas. Outro desafio é a mobilidade urbana. Os congestionamentos são constantes e o transporte público de ônibus não é considerado muito eficiente. Por isso, esse aspecto precisa ser levado em conta para quem quiser se locomover pela cidade (veja informações sobre transporte público e táxi).
Como a mobilidade urbana não é um forte da cidade, vale a pena comer ou mesmo fazer fazer happy hour ao redor da UFSC (veja relação de bares e restaurantes abaixo).

Onde ficar?
Há dois hotéis com pré-reservas para o evento. Veja detalhes em:

http://www.campuseventos.com.br/?t_eventos=on&id_evento=87&nome=III%20Coloquio%20Internacional:%20OS%20SIL%CANCIOS%20DO%20JORNALISMO.

Onde comer?

Praça de alimentação do Trindade Shopping

Shopping Iguatemi

Lá Boheme

Servidores

Hong Ju

Sobrallia

Centro de Eventos da UFSC

Yellows

Onde fazer um Happy hour?

Centro Social da Cerveja

General Lee

Iega

Shopp do Gus

Engarrafamento

Container Bar

Meu Escritório

Mapa da UFSC

TRANSPORTE

Ônibus

Táxi
Rádio táxi: 3249-6009
Ponto da Trindade (próx. à UFSC) – 3234.2247 ou 9948.8154
Outros pontos de táxi: http://www.hagah.com.br/busca/sc/florianopolis/taxi?page=1

-–——–

DICAS DE PASSEIOS

Praias
Quem quiser fazer um passeio por Florianópolis pode visitar algumas das mais de 100 praias. Os balneários próximos ficam da região leste, como Joaquina, Mole e Barra da Lagoa. Neste link há uma lista para outras opções: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias

Lagoa da Conceição
Na Lagoa da Conceição há uma série de cafés, restaurantes, bares e baladas, para todos os gostos. Além do mais, há a possibilidade de caminhar nas proximidades da Lagoa, um dos cartões postais da cidades. Veja mais informações neste link: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias/lagoa-da-conceicao.

Santo Antônio e Lisboa
A outra opção é visitar Santo Antônio de Lisboa, que mantém as marcas na arquitetura e no povo da colonização açoriana. De quebra, há uma série de cafés e restaurantes, às margens da Baia Norte. De lá é possível avistar a Ponte Hercílio Luz. Mais informações neste link: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias/santo-antonio-de-lisboa

Via Gastronômica de Coqueiros

O que você encontra na Via Gastronômica de Coqueiros:

1) Os melhores restaurantes, bares, bistrôs e botecos de Floripa.

2) As mais belas paisagens de Florianópolis, com a orla para passeios, e recantos lindos em sua essência e exuberantes em sua natureza.

 

Museus

Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)

Museu do Homem do Sambaqui

Museu Assis

Museu Victor Meirelles

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>