Colóquio Internacional discute os silêncios do jornalismo

Posted By on abr 17, 2015 | 0 comments

O evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC terá início no dia 12 de maio. Com o tema “Os silêncios do jornalismo” o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza e promove, de 12 a 15 de maio de 2015, o III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no jornalismo (MEJOR 2015). O evento é co-promovido, no Brasil, pela Universidade de Brasília (UNB), e no exterior, pelo Réseau d´Études sur le Journalism (REJ), Centre de Recherche sur l´Action Politique em Europe (CRAPE) e Centre de Recherche em Information et Communication(ReSIC), vinculados à Universidade de Rennes 1 e à Universidade Livre de Bruxelas.

O MEJOR é realizado a cada dois anos e busca debater as mudanças que ocorreram nas últimas décadas no jornalismo. A primeira edição do evento aconteceu em Brasília (2011) e a segunda em Natal (2013). A proposta do 3º Colóquio Mejor é ir além do simples debate sobre as distorções dos discursos e das práticas entre a moral profissional e os usos que os jornalistas fazem dela na produção jornalística. O evento pretende discutir os silêncios do jornalismo e os seus efeitos, buscando responder a um conjunto de questões distribuídas em seis grupos de trabalho.

A programação inclui ainda conferências e debates com a participação de pesquisadores renomados como: Sylvia Debossan Moretzsohn (Universidade Federal Fluminense, Brasil), Denis Ruellan (Universidade de Rennes 1, França), Florence Le Cam (Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica), Marie-Soleil Frère (Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica), Luiz Martins da Silva (Universidade de Brasília, Brasil), Jorge Kanehide Ijuim (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), Carlos Locatelli (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), Gilles Gauthier (Universidade Livre do Québec, Canadá), Cremilda Medina (Universidade de São Paulo, Brasil), Florence Caeymaex (Universidade de Liège, Bélgica), Maria Madalena da Costa Oliveira (Universidade do Minho, Portugal), Gilles Bastin (Universidade de Grenoble, França) e Sayonara Leal (Universidade de Brasília, Brasil).

Durante o último dia (15/05) do Colóquio será realizada a 7º Jornada Olhares cruzados sobre as dinâmicas contemporâneas do Jornalismo. O evento conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).

Os interessados em participar do evento terão que pagar uma taxa (R$ 120,00 (cento e vinte reais) para estudantes de graduação e de pós-graduação e de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) para professores, pesquisadores, profissionais e demais interessados) até 30 de abril.

Agende-se:

III Colóquio Mudanças Estruturais no Jornalismo – MEJOR 2015
Data: 12 a 15 de maio de 2015
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Auditório Henrique da Silva Fontes – Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Informações e inscrições: mejor2015.sites.ufsc.br