III Colóquio Mejor tem lançamento de livros

Posted By on mai 1, 2015 | 0 comments

Obras que discutem acontecimentos históricos e recentes do jornalismo serão apresentadas ao público no dia 13

O III Colóquio Internacional Mejor – Mudanças Estruturais no Jornalismo, que será realizado na UFSC entre os dias 12 e 15 de maio, irá apresentar ao público cinco livros que tratam de acontecimentos históricos e recentes da área. O evento acontecerá no dia 13 de maio, quarta-feira, às 18h30, no saguão do térreo do prédio B – CCE/UFSC.

O livro Mudanças e permanências do jornalismo, organizado pelos professores Dione Oliveira Moura (UnB), Fábio Henrique Pereira (UnB) e Zélia Leal Adghirni (UnB), tem a colaboração dos professores Denis Ruellan (Université de Rennes 1 – França)  e Florence Le Cam (Universidade de Bruxelas – Bélgica), analisando as transformações e permanências do jornalismo e suas reais mutações e constâncias. A publicação, da editora Insular, é resultado das discussões ocorridas durante o I Colóquio Mejor, realizado em 2011, em Brasília.

O professor Mauro César Silveira, do departamento de Jornalismo da UFSC, lança também através da editora Insular o livro Um pecado original: os primórdios do jornalismo da Bacia do Rio da Prata. A obra traz um olhar histórico que vai além da imprensa e do jornalismo dos séculos VIII e XIX na Bacia do Rio da Prata, contribuindo para o entendimento do nascimento da imprensa no Brasil em contraposição aos demais países latino-americanos.

Também do departamento de Jornalismo da UFSC, o professor Antonio Brasil lança pela Insular o livro Novas imagens do Brasil: Telejornalismo, TV, Internet, Inovação. Sem sofisticar a linguagem, para a compreensão de estudantes, professores e todos aqueles que se interessam pela comunicação, a obra traz estimulantes provocações, informações, críticas e perspicazes observações sobre o telejornalismo no novo cenário proporcionado pela televisão digital.

Ainda pela Insular, será lançado Novos questionamentos em mídia e política, organizado pelos professores Julián Durazo Herrmann (Université du Québec à Montreál), Liziane Soares Guazina (UnB) e Fábio Henrique Pereira (UnB). O livro debate as relações entre a mídia e a política. Segundo os organizadores da obra, o “intuito é estudar o papel multifacetado e contraditório da mídia – é ela um ator político? público? privado? – nas transformações políticas recentes no Brasil e na América Latina, para entender seus avanços, problemas, paradoxos e ambiguidades”.

Além desses, o livro A mídia e o regime militar, do professor Álvaro Nunes Larangeira (Universidade Tuiuti do Paraná),  publicado no final de 2014 pela editora Sulina, terá novo lançamento em Florianópolis. A obra fundamenta e exemplifica o protagonismo dos meios de comunicação na fomentação do golpe e legitimação do regime militar por duas décadas, contribuindo para o entendimento de por que a mídia entoa o cântico das elites e faz de tudo para fugir de sua  responsabilidade histórica.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>