Grupos de trabalho reúnem pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras

Posted By on mai 15, 2015 | 0 comments

IMG_20150514_143708865O dia de ontem, 14, foi inteiramente dedicado aos grupos de trabalho no III Mejor. Com quatro mesas temáticas, pesquisadores brasileiros e estrangeiros tiveram a oportunidade de apresentar e debater suas investigações.

Cada pesquisador teve cerca de 40 minutos para apresentação, tradução e discussão sobre seu trabalho. O formato das mesas, com no máximo oito artigos, foi elogiado pelos participantes por possibilitar o debate acerca das pesquisas e a troca de experiências.

Pela manhã, os professores Antônio Brasil e Orlando Berti coordenadaram o GT “Resistências e rupturas”, que teve trabalhos da Universidade Livre de Bruxelas, UFSM, UFSC e Uespi. Simultaneamente, ocorreu o GT “Os silenciamentos e os não-ditos no discurso do jornalismo”, coordenado pelos professores Fábio Pereira e Florence Le Cam, com pesquisas da UFF, Estácio de Sá, UFJF e Universidade de Rennes 1.

À tarde, foram realizadas mais duas mesas temáticas. Com pesquisas da UFSM, UFMG, UnB, UFSC, Universidade de Rennes 1, Universidade Livre de Bruxelas e Universidade de Grenoble 3, o GT coordenado por Jorge Ijuim discutiu “Silêncio e a representação das identidades nacionais e dos grupos sociais”. Finalmente, o GT “O silenciamento das práticas no joornalismo: gestão das interações” recebeu trabalhos da Unisinos, UFSC, UFTPR, PUC-Rio e UFC e foi coordenado pela professora Daiane Bertasso.